O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, participou nesta terça-feira (30) do colóquio "Responsabilidade Socioambiental –Ética e Educação", realizado no Jardim Botânico. O evento formalizou a abertura das atividades do Estado na 15ª Semana Interamericana da Água e 8ª Semana Estadual da Água, que neste ano enfoca a questão da importância do saneamento.
O colóquio teve a participação da diretora do Departamento da Coordenadoria das Regionais da Secretaria da Educação, Ione Osório, que representou a secretária Mariza Abreu e a presença do presidente da Fundação Zoobotânica, Artur Lemos Júnior. A mediação foi do presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (Abes), Geraldo Portanova Leal.
Com o intuito de produzir reflexão sobre a questão ambiental, o secretário Otaviano Moraes disse que a responsabilidade socioambiental evoluiu e atingiu maiores esferas de compreensão, sendo que parte desta evolução decorreu da educação e do sentimento do bem, do justo e do correto.
Para Otaviano Moraes, "responsabilidade socioambiental, ética e educação se confundem e começam quando termina a responsabilidade legal. Quando vamos além do que o jurídico impõe, nós ingressamos na esfera de responsabilidade socioambiental", frisou o secretário.
Na ocasião, foi lançada a página eletrônica do Programa Estadual de Educação Ambiental (PEAC), desenvolvido pelas Secretarias do Meio Ambiente e da Educação, com instituições parceiras, co-executoras e apoiadoras. O portal do PEAC, conforme a coordenadora do programa, prof.ª Lílian Zencker, é uma ferramenta interativa com facilidades para os agentes prevencionistas e o público em geral. A página pode ser acessada em peac.sema.rs.gov.Br
(Sema, 30/09/2008)