A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciou ontem (30/09), o processo de avaliação das condições do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) após sua utilização durante o Acampamento Farroupilha. A cada ano, é previamente feito um acordo entre os ocupantes e a prefeitura para que a área seja preservada.
Serão feitos reparos em mesas, churrasqueiras e banheiros. Segundo o administrador do parque, Heraldo de Carvalho, a vegetação volta naturalmente. "Com a primeira chuva, a grama logo começa a crescer", afirma.
Contrapartida - O trabalho de avaliação termina no dia 10, quando será redigido um documento a ser entregue à Secretaria Municipal da Cultura (SMC) solicitando a liberação de verba para que sejam realizados os consertos necessários. Como contrapartida ambiental, a Smam tem garantidos R$ 30 mil da SMC, responsável pelo Acampamento Farroupilha.
Mesmo necessitando de reparos, o parque está aberto ao público. Quase a totalidade dos piquetes já foi retirada do local, com exceção de um que foi mantido para preservar uma família de pássaros que construiu ninho sobre o piquete.
Cerca de um milhão de pessoas passou pelo Acampamento Farroupilha neste ano, superando os 900 mil contabilizados em 2007. Cada representante dos 386 piquetes foi responsável pelo desmanche e remoção das estruturas.
(Prefeitura de Porto Alegre, 30/09/2008)