Entre 29 e 30/09, das 9h às 18h, no auditório da Agência Nacional de Águas (ANA), ocorre o Encontro Técnico sobre o Monitoramento Hidrometeorológico de Qualidade de Água, de Sedimentos e de Águas Subterrâneas no Distrito Federal. O evento reúne profissionais de diversas instituições públicas e é realizado numa parceria entre a ANA e a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).
Durante a abertura do Encontro Técnico, o diretor-presidente da ANA, José Machado, destacou a importância das parcerias entre a União, os estados e o Distrito Federal para a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. “A ANA e a Adasa estão muito próximas fisicamente e em suas ações. Podemos fazer estudos demonstrativos, experiências-pilotos, que podem se tornar paradigmas para esse tipo de parceria em outras regiões do Brasil”, destaca Machado.
O diretor-presidente da ANA também falou sobre a ampliação e a modernização da Rede Hidrometeorológica Nacional, um dos assuntos do Encontro. “Sem uma Rede robusta, bem administrada, é inviável a implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos”, destaca Machado.
Conforme o diretor-presidente da Adasa, Ricardo Pinto Pinheiro, a parceria com a ANA começa a se materializar e tende a ser duradoura. “Aqui no Planalto Central vamos construir um sistema de parceria bem-sucedido e que sirva de exemplo para o restante do Brasil”, conclui.
(Por Raylton Alves,
Ascom ANA, 29/09/2008)