Um tremor de terra com magnitude estimada em 3,1 (pequena) na escala Richter atingiu nesta segunda-feira cinco municípios do Triângulo Mineiro (oeste de Minas Gerais) e o município paulista de Igarapava (446 km de SP).
As cidades mineiras que sentiram o tremor foram Uberaba, de onde partiu o abalo sísmico (epicentro), Nova Ponte, Santa Juliana, Conquista e Delta. Segundo a Defesa Civil de Uberaba, não houve danos materiais.
Sensores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília identificaram o terremoto às 12h19. No mesmo período, cerca de 30 moradores, principalmente das regiões sul e sudeste de Uberaba, telefonaram para a Defesa Civil.
"Eles estavam mais assustados com os tremores, as casas e objetos balançando", disse Fabiano Lopes, secretário de Trânsito da cidade, que atua com a Defesa Civil. Segundo ele, três técnicos e engenheiros foram postos em plantão para atender a eventuais demandas.
Segundo a Defesa Civil, o terremoto durou pouco mais de um segundo. A magnitude de 3,1 é considerada pequena dentro da escala. O último terremoto percebido na capital paulista, na noite de 22 de abril, teve 5,2 graus na escala Richter.
Minas é o único Estado do país com registro de morte em conseqüência de tremores de terra. Em 9 de dezembro do ano passado, um abalo sísmico de 4,9 graus atingiu o distrito de Caraíbas (norte de Minas) e provocou a morte da menina Jessiane Oliveira Silva, 5, depois do desabamento da casa em que a criança estava, na cidade de Itacarambi.
(
Folha Online, 29/09/2008)