Depois de ficar pelo menos quatro dias encalhada nas areias da Praia Mole, no Leste da Ilha, em Florianópolis, uma baleia com cerca de quatro toneladas será recolhida hoje de manhã. Participarão do trabalho equipes da Polícia Militar Ambiental e da Fundação do Meio Ambiente (Floram).
De acordo com o gerente da Divisão de Praia da Companhia de Melhoramento da Capital (Comcap), Sílvio Luiz Barcelos, órgão responsável pela limpeza das praias de Florianópolis, foi preciso solicitar na Secretaria de Obras do município uma máquina apropriada para recolher o mamífero.
- A nossa retroescavadeira não foi suficiente neste caso. A baleia é muito grande e precisamos cavar um buraco profundo para enterrá-la.
O gerente também chama a atenção para os cuidados que as equipes vão ter na hora de escolher o local exato para enterrar o animal, que está encalhado próximo a uma área de restinga.
- É preciso avaliar bem porque estaremos trabalhando numa Área de Proteção Ambiental (APA) com dunas e restingas. Até o caminho que a retroescavadeira fará para chegar à baleia será avaliado com as equipes envolvidas no trabalho - destacou.
Ainda não é possível afirmar a qual tipo de espécie pertence a baleia, que já está em processo de decomposição avançada e não apresenta mais a cabeça. Freqüentadores da Praia Mole afirmaram, ontem, que o mamífero está no local desde a semana passada. Devido ao tempo que está abandonada, próximo ao local já é possível sentir o mal cheiro.
(
Diário Catarinense, 30/09/2008)