O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou hoje(29) a criação de um grupo ministerial para definir estratégias de combate ao desmatamento. - Vai ser um Copom do desmatamento - comparou, em referência ao Comitê de Política Monetária do Banco Central.
Além do ministério do Meio Ambiente, outros cinco ministérios farão parte do grupo, entre eles a Casa Civil e o da Justiça, segundo Minc.
Batizado de Comitê Interministerial de Combate ao Desmatamento (Cide), o grupo se reunirá a cada dois meses para acertar medidas de intervenção em políticas que respondam ao avanço do desmatamento na Amazônia.
A criação do Cide é uma das 12 medidas anunciadas hoje por Minc em resposta ao avanço do desmatamento em agosto, registrado pelo Inpe.
Entre as medidas, também está a criação da Força Federal de Combate aos Crimes Ambientais, com 3 mil agentes 'para atuar em caráter de combate', a retirada de mais 'bois piratas' de uma Floresta Nacional em Rondônia, o monitoramento dos planos de manejo estaduais e iniciativas para dar 'mais sustentabilidade' aos assentamentos da reforma agrária, apontados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como líderes da lista de 100 maiores desmatadores da Amazônia.
(Agência Brasil, Jornal do Brasil Online, 29/09/2008)