Durante almoço ocorrido nesta segunda-feira (29/09), no gabinete do deputado estadual por Santa Catarina Giancarlo Tomelin (PSDB), com a presença de jornalistas e da diretoria executiva da Adjori (Associação dos Jornais do Interior), o parlamentar, que é autor do projeto de lei que proíbe o consumo de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco, em locais públicos, solicitou apoio da associação para a divulgação da iniciativa.
Tomelin pediu aos diretores da Adjori - associação que representa 150 jornais em Santa Catarina - mobilização sobre o projeto, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. De acordo com o parlamentar, o objetivo é trabalhar para que toda a sociedade catarinense adote essa idéia. Disse que a Adjori, através dos seus jornais associados, é um importante instrumento para a divulgação e mobilização em favor do projeto, que, segundo ele, não é contra o fumante, mas em favor da saúde pública catarinense. “Sete pessoas morrem por dia no Brasil em decorrência de doenças provocadas pelo fumo passivo e por ano são 2.655. Precisamos acabar com isso”, alertou o parlamentar.
O presidente da Adjori, Miguel Ângelo Gobbi, afirmou que a associação de jornais do interior vai dar total apoio a matéria, por considerá-la de extrema relevância. “Temos a obrigação de fazer com que a sociedade tome conhecimento de iniciativas relevantes, como é o caso desse projeto”, afirmou Gobbi.
(Por Rose Mary Paz Padilha, AL-SC, 29/09/2008)