Atividades do projeto ambiental começaram em Ferraz
Cerca de 90 estudantes de quatro escolas públicas da localidade de Ferraz, interior do município de Vera Cruz, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as espécies animais e vegetais que habitam a região. Na última sexta-feira ocorreu a primeira conversa ao ar livre do Projeto Meio Ambiente KBH&C (PMA), envolvendo duas turmas, às 9 e às 14 horas.
A iniciativa faz parte da terceira edição do PMA, desenvolvido pela KBH&C Tabacos em parceria com a Kannenberg e Cia Ltda., e com apoio da Prefeitura – por intermédio das secretarias municipais da Cultura e Turismo e da Educação – e da 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE). Na ocasião, os alunos receberam mais informações sobre a fauna e a flora existente na região do município, orientados pela equipe da empresa Roda Viva Consultoria Ambiental, de Cachoeira do Sul. “Reunimos os estudantes no local de pesquisa e mostramos os equipamentos que utilizamos na coleta de materiais que estamos catalogando, como pegadas e quaisquer tipos de vestígios que deixam quando passam por determinado local”, enfatiza o engenheiro florestal José Luiz Goldschmidt Jr., um dos coordenadores da iniciativa.
O engenheiro explicou que os alunos conheceram um pouco mais sobre as espécies já identificadas no município, que vão integrar o Museu da Biodiversidade. “São mais de 150, e já identificamos e catalogamos aproximadamente 90 espécies, que perfazem 60% do total previsto no projeto”, destaca Goldschmidt. Do total pesquisado, destaque para as aves, mamíferos, peixes, fungos, insetos e reino vegetal em geral, além de crânios coletados e algumas pegadas em gesso.
Durante os encontros com os estudantes, que se iniciaram em setembro e prosseguem até o mês de novembro, serão mostradas in loco as descobertas e as alternativas de preservação das espécies. O objetivo, conforme o pesquisador, é contribuir para a manutenção das espécies da fauna e da flora que têm como habitat natural as cercanias do município de Vera Cruz. “Mesmo porque, se não houver esta conscientização, elas poderão ser extintas”, alerta Goldschmidt.
Museu
A partir da coleta, identificação e catalogação das informações e espécies animais e vegetais naturais da região de Vera Cruz, será formado um banco de dados da fauna e da flora existentes no município. A partir daí, o objetivo é implantar o Museu da Biodiversidade. “Este levantamento é fundamental para a preservação das espécies locais”, ressalta o engenheiro florestal José Luiz Goldschmidt Jr. A idéia, reforça o gerente da Qualidade da KBH&C, Juliano Zuege, é montar um local permanente de pesquisa para professores e alunos sobre a biodiversidade local. “Ele deverá ser utilizado para estudos, integrando a comunidade, os órgãos governamentais municipais e a iniciativa privada”, sublinha Zuege.
Além da comunidade escolar de Linha Ferraz, ainda estão agendados mais dois encontros no mês de outubro. No dia 17 será em Linha Andréas e, dia 31, em Linha Henrique D’Ávila. Nestas localidades, os estudantes das escolas centrais do município também serão envolvidos. Em novembro, no dia 21, os alunos de Vila Progresso e arredores também terão a oportunidade de conhecer melhor as espécies que povoam a região de Vera Cruz.
(Gazeta do Sul, 30/09/2008)