Setor necessita de outras alternativas de produção
As ações que o futuro prefeito de Lagoa Bonita do Sul desenvolver para fortificar a agricultura irão se refletir diretamente em avanços econômicos para o município. O setor rural é responsável por praticamente toda a arrecadação local e ocupa a grande maioria da população. Projetos para agregar renda às propriedades rurais ganham cada vez maior importância neste contexto.
A continuidade de investimentos na área rural, especialmente para a agricultura familiar, é a principal sugestão do padre Sílvio Germano Rockenbach. Afirma que houve grandes melhorias no setor, mas há necessidade de levar mais benefícios aos produtores, como assistência técnica. Mas o religioso pede atenção especial à introdução de alternativas de renda nas propriedades para que os agricultores não dependam tanto do fumo, como acontece hoje.
O padre também considera fundamental a atenção à área da educação, principalmente ao ensino fundamental. Explica que o trabalho não deve se voltar apenas ao ensino escolar, mas aos princípios morais e éticos. Da mesma forma, ressalta a importância da conscientização ecológica, como o cuidado às fontes de água, aos pequenos capoeirões e outros aspectos.
A primeira-secretária do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da Escola Estadual José Luchese, Geila Nara Calheiro Bernardi, destaca a importância da continuidade nos projetos especiais em desenvolvimento no setor da educação, como grupos de dança e teatro, que hoje já alcançaram um alto nível. As escolas, conforme Geila, receberam investimentos em tecnologia nos últimos anos.
Mas ela ressalta que a grande aspiração da comunidade é o asfaltamento da estrada entre Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete, que ligará a cidade com a RS-400. O trecho de seis quilômetros possui apenas um no território de Lagoa Bonita. Desta forma, ganha importância a adesão do futuro prefeito à luta da Comissão dos Municípios Sem Asfalto, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Geila também considera interessante para o município o asfaltamento da RSC-481, entre Sobradinho e Cerro Branco, que corta Lagoa Bonita, e é uma estrada estadualizada.
(Gazeta do Sul, 30/09/2008)