Discutir os desafios do mundo tecnológico e as implicações na sociedade é o principal objetivo do livro “Participação e Solidariedade – a Revolução do Terceiro Milênio”, de Osvaldo Della Giustina, lançado quinta-feira (25/09) à noite, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
Em sua segunda edição, a obra visa criticar a luta pelo lucro e a destruição dos valores humanos. “Estamos vivendo um período de transição onde os avanços tecnológicos não estão sendo acompanhados pela evolução das pessoas. Estamos aqui para propor um novo funcionamento das pessoas através da participação e da solidariedade”, disse.
O autor, que é um dos fundadores da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), ainda afirmou que a solidariedade e a participação das pessoas em todos os ambientes são os principais ingredientes para um mundo melhor. “Temos que aprender a conviver melhor com as pessoas. Conviver com as diferenças e aprender a respeitá-las. Chega de guerras, queremos paz. Chega de corrupção, queremos justiça”, completou.
O representante da Unisul, Fabian Martins de Castro, disse que a escolha da Assembléia Legislativa para o lançamento do livro foi fundamental. “Não existe ambiente melhor do que esse para se trabalhar pela participação e solidariedade. Estamos num ambiente democrático que consegue agregar a todas as pessoas.”
Pensador e sociólogo, Della Giustina é autor de nove livros, entre romances e ensaios de filosofia, nos quais discute tendências de sociedades contemporâneas e a era pós-tecnológica. Ele conta que a nova obra critica a primazia do lucro e propõe relações sociais baseadas no humanismo e na solidariedade.
No evento, também foi apresentada à sociedade catarinense a cátedra Participação e Solidariedade, da Unisul, cujo objetivo é contribuir com a própria universidade e com a comunidade global na construção de uma sociedade mais humana e de uma academia sintonizada com os avanços da ciência e da tecnologia.
(Por Graziela May Pereira, AL-SC, 26/09/2008)