O Programa 5S, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico da Assembléia Legislativa do Mato Grosso (AL-MT) foi implantado na Secretaria de Comunicação Social da Casa, a partir de reunião na manhã da última sexta-feira (26/09). Contando com a participação de 22 servidores, a Secom foi a 14ª Secretaria a aderir ao projeto, que busca excelência nos serviços e para os servidores de cada setor. “Acho extremamente importante esse projeto, pois a dinâmica faz parte do nosso setor”, avaliou o secretário Osmar de Carvalho.
Na oportunidade a gerente do programa 5S, Creuza Carmem da Silva, fez uma explanação sobre cada item que compõe a ação. Um dos objetivos principais do 5S é combater os desperdícios e eliminar as perdas, visando otimizar os recursos existentes na Assembléia Legislativa. “É importante a adesão da secretaria, e respeitar a realidade do trabalho interno. Esse programa trabalha 100% com o comportamento humano, porque exige a compreensão e o espírito de equipe”, disse Creuza da Silva.
Também foi apresentado um vídeo sobre o método do 5S, que tem como metas a Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde e Disciplina. Implantado no Japão, a partir de 1950, o Projeto lançou técnicas de combate aos desperdícios e eliminação de perdas.
A missão do 5S é legislar em defesa da sociedade, fiscalizar os atos do Poder Executivo, otimizar as forças internas e ampliar a interlocução entre os parlamentares e a comunidade. No Brasil, adaptou-se o conceito utilizando-se da palavra Senso, que são: Seiri (Utilização), Seiton (Ordenação), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Saúde-Bem-Estar) e Shitsuke (Autodisciplina).
Creuza da Silva expôs ainda os objetivos específicos do projeto que são: promover o bem estar dos colaboradores; introduzir melhorias no ambiente de trabalho; criar lugar agradável para trabalhar; evitar acidentes no trabalho; facilitar encontrar o que se necessita, aumentar espaço físico; reforçar e valorizar o trabalho em equipe.
(Por José Luis Laranja, Secretaria de Comunicação AL-MT, 26/09/2008)