A meta é que todas as escolas públicas do Brasil tenham água de qualidade, banheiro e cozinha até 2012O semi-árido legal abriga 1.135 municípios. Destes, 121 possuem escolas de Ensino Fundamental sem água, totalizando 315 instituições públicas de Ensino Fundamental que não oferecem água para beber, para preparar a merenda, para lavar as mãos. Números como esses foram apresentados na quinta-feira (25/09) por Gisela Forattini, assessora da Agência Nacional de Águas (ANA), e Maria de Salete, coordenadora do Programa de Educação do Unicef no Brasil, durante o I Encontro dos Comitês Estaduais do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido, em Vitória (ES).
Na ocasião, elas falaram do projeto “Toda escola pública brasileira com água potável, banheiro e cozinha”, cujo alcance vai extrapolar a limitação legal da Região Semi-árida, abrangendo toda a área do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido. Dessa forma, 45 municípios do Maranhão e 29 do Espírito Santo também serão beneficiados.
Técnicos da ANA e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já concluíram o levantamento das escolas sem água e sem energia elétrica na região. Agora, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) trabalha para validar as informações in loco.
Encontro dos Comitês Estaduais do PactoIniciado na quarta-feira (24/09), o I Encontro dos Comitês Estaduais do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semi-árido encerrou-se na sexta-feira (26/09), tendo reunido representantes de todos os estados do semi-árido brasileiro. O objetivo foi estimular a troca de experiências, além de debater a promoção, o fortalecimento e a articulação dos Comitês Estaduais do Pacto.
(Por Denise Caputo,
Ascom ANA, 26/09/2008)