O grande número de acessos simultâneos no site da Petrobras pelos interessados em participar da Seleção Pública de Projetos 2008, do Programa Petrobras Ambiental, levou a estatal brasileira a adiar de amanhã (29) para terça-feira (30) o prazo de inscrição. Elas devem ser feitas até as 21h pela internet (www.petrobras.com.br), mas somente são efetivadas depois do recebimento do projeto impresso.
Segundo nota da empresa, podem participar da seleção pública do Programa Petrobras Ambiental projetos novos ou em andamento, sob a responsabilidade de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que atuam no terceiro setor – tais como associações, fundações, organizações não-governamentais ou organizações sociais. Os projetos terão que ser executados em um prazo que varia de 12 a 24 meses e poderão receber até R$ 3,6 milhões. "Se o valor do projeto for superior, o excedente deve ser provido por outras fontes, sendo obrigatório comprovar a captação”, esclarece a estatal.
Para se inscrever, segundo a Petrobras, é necessário que os interessados apresentem projetos que tenham foco em gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos, recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce, fixação e emissão de carbono.
Todas as linhas de atuação devem contemplar a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente. Os projetos deverão apresentar planejamento para alcançar sustentação econômica e organizacional e a sustentabilidade socioambiental, processo para registro das experiências e resultados, planejamento de comunicação, adoção de iniciativas ecoeficientes em suas práticas de gestão e de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações.
(Agência Brasil, Diário do Pará, 28/09/2008)