Índice de destruição da floresta vai subir, segundo o ministro Carlos Minc.Internautas poderão protestar contra os desmatamentos no mapa virtual.
Nesta segunda-feira (29), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulga os dados de desmatamento da Amazônia para o mês de agosto. Os novos pontos de devastação registrados pelos satélites vão aparecer no mapa interativo do Globo Amazônia e você poderá registrar seu protesto contra eles. A participação dos internautas fica ainda mais importante na medida em que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, adiantou na semana passada que o índice de destruição da floresta voltou a crescer.
Na segunda-feira, o ministro vai comentar os dados capturados pelo Inpe e deve apresentar uma lista dos maiores desmatadores do país. Segundo ele, o governo e o Ministério Público farão uma força-tarefa para punir os destruidores da floresta (leia mais).
Com a renovação dos dados de desmatamento, os internautas terão novas áreas para registrar protesto. As manifestações dos internautas já têm causado efeito em diversas partes da Amazônia, como tem sido mostrado por este portal. Exemplo é o caso do Ibama do Amapá que, depois de detectar uma queimada no mapa interativo e ver que já havia mais de 3 mil protestos nesse foco de incêndio, enviou uma equipe ao local e descobriu 23 hectares de vegetação destruída.
No domingo passado, o Fantástico mostrou reportagem sobre a exploração ilegal de madeira em Pacajá (PA). Segundo informações do Ibama do Pará, na segunda-feira (22) um grupo de fiscalização do órgão federal foi ao município acompanhado de policiais militares. A operação de fiscalização ainda está em andamento.
Nesta semana, os internautas ficaram sabendo ainda que quatro acampamentos clandestinos foram encontrados e sete pessoas envolvidas com grilagem de terra foram presas por nove fiscais do Ibama escoltados por 26 agentes da Polícia Federal e da Força de Segurança Nacional, em um foco de desmatamento cuja área equivale a cerca de 50 campos de futebol. O local fica numa travessa da rodovia Transamazônica, no município de Medicilândia (PA). O ponto figura do mapa interativo do Globo Amazônia e registrava mais de 33 mil protestos de internautas quando ocorreu a ação.
Enquanto as autoridades, no cumprimento de seu dever, fazem ações para coibir o desmatamento na Amazônia, você também pode vigiar a floresta e contribuir para sua preservação registrando seus protestos. E, mais que isso, se estiver na Amazônia, pode mandar sua denúncia para globoamazonia@globo.com , indicando seu nome e número de contato.
(
G1,28/09/2008)