Começaram a funcionar no final de semana os primeiros dez pontos de distribuição de sacos para o recolhimento de dejetos de animais em parques e praças de Porto Alegre. Para divulgar o novo serviço à população, instrutores fizeram abordagens. Os suportes ficam fixados ao solo e dispensam sacos de plástico reciclado para pessoas com animais de estimação.
No lançamento do projeto Bom pra Cachorro, sábado, a primeira-dama do município, Isabela Fogaça, compareceu ao Parcão para conferir a receptividade do público. O tamanho das sacolas foi planejado para evitar seu aproveitamento a outras finalidades. O projeto é fruto de parceria entre Gabinete da Primeira-Dama, DMLU, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Grupo LZ, vencedor da licitação.
Isabela enfatizou que o novo serviço não terá custos ao poder público. A empresa troca as despesas de instalação pela exploração publicitária ao redor das estruturas instaladas. A fiscalização ficará a cargo do DMLU. O contrato é de um ano, renovável por até 60 meses, e prevê a instalação de até 500 pontos dos distribuidores de sacos plásticos para dejetos animais. Até o final do ano, a estimativa é instalar cem equipamentos. Isabela ressaltou que os moradores que tiverem interesse em ter o suporte em sua rua poderão contatar com o DMLU.
Nos finais de semana de outubro, uma pessoa ficará junto a cada estrutura para explicar a novidade. 'A idéia é ensinar o manuseio e divulgar a localização do equipamento para criar a consciência da existência do novo serviço', afirmou o gerente do Grupo LZ, Mário Birnfeld.
(Correio do Povo, 29/09/2008)