Representantes das entidades ligadas ao setor imobiliário reuniram-se, na terça-feira passada (23/09) com o presidente da Câmara de Vereadores, Aloísio Bamberg, e integrantes da comissão especial que analisa o projeto do novo Plano Diretor de Canoas. Participaram representantes dos construtores, corretores de imóveis, arquitetos e da preservação ambiental. Também participou o secretário de Planejamento Urbano do Município, Oscar Escher. Eles manifestaram sua preocupação com a demora na votação do projeto, que já está há sete meses na Casa.
O presidente da comissão especial, vereador Juares Hoy (PDT) considerou importante a manifestação das entidades sobre o projeto. O relator da comissão especial, vereador José Carlos Patrício (PSDB) observou que, até agora, apenas a SEACA havia procurado a comissão especial e defendido sua opinião sobre o Plano Diretor. Segundo ele, conhecendo a posição das demais entidades, os vereadores têm mais informações para votar o projeto. Na sessão da Câmara do mesmo dia, os vereadores aprovaram requerimento de Juares, concedendo mais 20 dias para apreciar o projeto.
O relator revelou, ainda, que já está preparando o relatório, com o auxílio do Consultor Técnico Jurídico da Câmara, Teodoro da Silva. Patricio garantiu que, tão logo esteja concluído, será encaminhado ao presidente da Casa para que seja colocado em votação. O presidente Bamberg explicou que serão convocadas duas sessões extraordinárias especialmente para votar o Plano Diretor, sem revelar quando.
(Ascom Câmara de Vereadores de Canoas, 25/09/2008)