A 4ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental será lançada na terça-feira (30/09), às 9h30, durante café da manhã no Salão Júlio Castilhos da Assembléia Legislativa. Idealizado pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul com o apoio do Parlamento gaúcho, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção do Meio Ambiente (Fepam) e da Fundação Zoobotânica, o prêmio é um reconhecimento a empresas e personalidades que se destacaram na diminuição dos impactos ambientais.
"Todas as indústrias instaladas no Rio Grande do Sul, de alguma forma, poluem o meio ambiente. Mas todas, também, têm realizado ações que merecem nosso reconhecimento para preservar a natureza", disse o presidente do Instituto, José Roberto Ramos. Para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), mais do que uma homenagem, o Prêmio de Responsabilidade Ambiental incentiva a sociedade a conservar e usar os recursos naturais com sabedoria, adotando novas e melhores práticas de produção, de consumo e reutilizando e reciclando materiais e resíduos, além de assegurar qualidade ambiental e de vida nos centros urbanos.
Em 2006, o Legislativo Estadual participou do evento e retorna este ano com mais força por meio do Programa Sociedade Convergente. José Roberto Ramos integra o Colégio Deliberativo do Fórum Democrático e ajudou na elaboração do relatório que trata do Desenvolvimento Harmônico e Sustentável, que está sendo discutido nas nove regiões funcionais do Estado. Numa das 114 páginas, o documento destaca o otimismo com a parceria entre as nações para poteger o meio ambiente: "... há um senso de grande oportunidade e esperança de que pode ser construído um novo mundo, no qual o desenvolvimento econômico e social e a proteção ambiental, como componentes do desenvolvimento sustentável interdependentes e que se reforçam mutuamente, podem ser realizados por meio da solidariedade e cooperação dentro e entre países por parcerias eficazes em todos os níveis."
No ano passado, os deputados Alceu Moreira (PMDB) e Berfran Rosado (PPS) foram agraciados com o prêmio devido suas atuações à frente da Comissão Especial sobre as Bacias dos Rios dos Sinos e Gravataí e da Frente Parlamentar Pró-Florestamento, respectivamente. Os homenageados em 2008 serão conhecidos até o final de novembro, e a entrega dos troféus acontece no dia 17 de dezembro, no Teatro São Pedro.
Inscrições
Qualquer empresa ou instituição atuante no país poderá se inscrever pelo site www.borboletaazul.org.br ou no endereço Rua Rua Almirante Barroso, 735/ 5° andar, em Porto Alegre. Os cases deverão ser entregues até às 18h do dia 25 de novembro em uma via impressa e CD. O material será editado, pela organização do evento para apresentação no momento da entrega do prêmio.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3395.4046 ou pelos e-mails meioambiente@borboletaazul.org.br e/ou borboletaazul@borboletaazul.org.br.
Júri e julgamento
O Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul terá função de coordenação junto a júri previamente escolhido, levando-se em conta o conhecimento técnico, a projeção pessoal e a credibilidade de cada um dos participantes. Será instituída uma comissão especial a ser formada por nove membros nomeados pela presidência do instituto.
Serão avaliados os segmentos:
Controle da Poluição
Gestão Ambiental
Conservação de Insumos de Produção
Água Energia
Manejo Florestal
Agropecuária
Recuperação de áreas degradadas
Conservação de recursos naturais
Reciclagem
Educação Ambiental
Turismo
Ciência e Tecnologia
Pesquisa
Personalidades ambientais
(Por Roberta Amaral, Agência de Notícias AL-RS, 26/09/2008)