O deputado Adroaldo Loureiro (PDT) presidiu, na sexta-feira (26/09) pela manhã, em São Luiz Gonzaga, a audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, que debateu o tema Biocombustíveis e suas Perspectivas. A audiência integrou a programação do Expo-São Luiz.
A questão do zoneamento agroclimático foi um dos pontos mais abordados. Existe no Estado a preocupação de que os órgãos ambientais possam restringir o plantio de cana-de-açúcar para fins produção do etanol. Entretanto, Loureiro entende que essa é uma questão bem encaminhada, pois a decisão é de caráter político. "A produção de biocombustíveis no Rio Grande do Sul é interessante para nossa economia", observa o deputado.
Loureiro diz que a discussão foi bastante produtiva, tendo a participação de representantes de universidades, empresas do setor e lideranças políticas, sindicais e empresariais da região. O presidente da Expo-São Luiz, Paulo Pires, participou do debate.
(Por João Silvestre, Agência de Notícias AL-RS, 26/09/2008)