O módulo de volta da nave "Shenzhou VII" aterrissou hoje sem contratempos em uma pradaria da região autônoma chinesa da Mongólia Interior com seus três astronautas a bordo, completando assim com sucesso a terceira missão tripulada da China, segundo informou a televisão estatal chinesa "CFTV".
A televisão nacional, que acompanhou a viagem dos astronautas Zhai Zhigang, Liu Boming e Jing Haipeng desde que decolaram para o espaço, transmitiu as imagens do módulo caindo em pára-quedas e pousando com relativa suavidade nas pradarias mongóis por volta das 17h38 hora local (6h38 de Brasília).
A missão, que foi adiantada um ano para coincidir assim com os Jogos Olímpicos de Pequim, foi a primeira à qual os chineses alcançaram com sucesso completar uma atividade extra-veicular ou "passeio espacial", manobra que até agora só tinha sido realizada por missões americanas e russas.
As imagens do astronauta Zhai cumprimentando no sábado milhões de telespectadores chineses e ondeando uma bandeira chinesa no espaço passarão para a história do país, que planeja mandar novas naves "Shenzhou" nos próximos anos.
(EFE, Folha de S. Paulo, 28/09/2008)