O presidente do Parlamento do Irã, Ali Larijani, qualificou hoje (28) a nova resolução do Conselho de Segurança da ONU de decisão política, sem natureza jurídica, segundo a televisão publica iraniana.
"O comportamento da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) na semana passada e a mudança maligna de postura (...) em aprovar uma nova resolução contra o Irã demonstrou a todo o mundo que o caso nuclear do Irã é uma mera desculpa política", afirmou Larijani em discurso perante o Parlamento.
Desta forma, o ex-principal negociador iraniano para assunto nuclear reagiu perante a aprovação por parte dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha, de uma nova resolução que confirma as três anteriores que deram espaço à imposição de sanções contra Teerã.
Segundo Larijani, "durante as últimas semanas se tinha falado muito com os responsáveis iranianos sobre a fixação de uma nova agenda para as próximas negociações, mas de repente veio à luz este gesto teatral de aprovar a resolução".
Para o responsável iraniano, este tipo de ação reduz o papel das negociações a "um jogo infantil".
(EFE, UOL, 28/09/2008)