Ao menos 25 pessoas morreram na região norte do Vietnã, por causa das intensas chuvas provocadas pelo tufão Hagupit. O número deve aumentar com as informações vindas de vilas isoladas pelas inundações, informaram as autoridades de desastre, neste sábado.
Outras sete pessoas estão desaparecidas e 20 estão feridas pelas inundações causadas pelo tufão, informaram as autoridades locais.
Na Província mais atingida, Son La, ao menos oito pessoas morreram e quatro estão desaparecidas, informou Nguyen Van Loan, autoridade de desastres. Duas pessoas foram esmagadas quando suas casas desabaram com as fortes correntezas, informou Loan.
Ele informou que o número de mortos na Província pode ser ainda maior quando o acesso e a comunicação forem restaurados em vilas que ficaram isoladas pelas chuvas.
Equipes de resgate, que incluem soldados e policiais, foram mobilizados para realizar as buscas pelos desaparecidos, disse autoridade provincial, Cam Pan.
Tempestades e deslizamentos de terras mataram ao menos oito pessoas na Província de Lang Son, incluindo um menino de 9 anos e sua irmã de 2 anos que morreram durante o desabamento de sua casa, disse Bui Thanh, autoridade que cuida de desastres na Província.
Na Província de Bac Giang, cinco pessoas morreram e outra está desaparecida, informou Quach Minh Tuyen.
Já na Província de Quang Ninh, outras duas pessoas morreram no desabamento de suas casas e outras duas foram levadas pelas correntezas.
A intensidade das chuvas já diminuiu nas Províncias afetadas e o nível das águas começou a diminuir, informou a agência de notícias Xinhua.
As chuvas afetaram várias Províncias ao norte da capital do Vietnã desde a quinta-feira (25), com centenas de casas alagadas e milhares de hectares de arrozais e outras plantações inundadas nas províncias de Bac Kan, Hung Ien, e Bac Giang.
O tufão provocou cortes na rede de energia elétrica, além de prejudicar o transporte, as telecomunicações e causar danos a plantações e infra-estruturas, informa agência de notícias vietnamita.
O tufão Hagupit chegou ao país após passagem pelas Filipinas --onde pelo menos 10 pessoas morreram-- Taiwan e Hong Kong. Hagupit chegou ao sudeste da Província de Guangdong, na China, na quarta-feira (24) onde deixou dez mortos e forçou a retirada de mais de 28 mil pessoas antes de enfraquecer para uma tempestade tropical.
(Folha Online*, 27/09/2008)
*Com Associated Press e Efe