O deputado estadual Júlio da Retífica, (PSDB), acredita que o acordo do Governo do Estado com o Ministério do Meio Ambiente para a realização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), vai possibilitar uma radiografia real dos problemas socioambientais encontrados em Goiás, possibilitando canalizar investimentos de forma adequada e planejada.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, esteve nesta quinta-feira (25/09) em Goiânia. Às 11h30 horas, no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico, assinou acordo de cooperação técnica com o Governo do Estado, por meio das Secretarias Estadual das Cidades e do Meio Ambiente, para a realização do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado.
Participam da solenidade os secretários estaduais das Cidades Paulo Gonçalves de Castro e do Meio Ambiente Roberto Freire, além da Coordenadora do ZEE em Goiás Silmara Vieira, presidente da Agehab.
O zoneamento vai indicar as áreas a serem preferencialmente ocupadas por diversas atividades e para a preservação do meio ambiente, explica o deputado Júlio da Retífica. O ZEE é um importante instrumento para organizar o processo de ocupação sócio-econômica dos estados e dos municípios e tem por objetivo identificar e documentar, com ampla participação da sociedade e do setor produtivo, o potencial e a limitação do uso sustentável dos recursos naturais.
Para o deputado Júlio da Retífica, o ZEE em "conjunto com os planos diretores municipais, são dois importantes instrumentos de planejamento ambiental, social, urbano que direcionam metas e investimentos públicos e privados".
(AL-GO, 25/09/2008)