O deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, teve requerimento de sua autoria aprovado na reunião desta quinta-feira (25/09), solicitando informações à Secretaria de Cultura e ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iepha) sobre a possível desativação do Parque da Gameleira.
De acordo com o parlamentar, a comissão recebeu informações de que o Parque Bolívar de Andrade, conhecido como Parque da Gameleira, localizado na zona oeste da Capital, seria desativado até 2010. As informações ainda dariam conta de que seria construído um outro parque no local, que absorveria suas atividades, fins e objetivos. "É absolutamente incoerente se isso for feito, tendo em vista a necessidade cada vez maior da cidade em contar com praças, parques e locais públicos de lazer. Ainda mais o parque da Gameleira, que é funcional, bem localizado, limpo, organizado, com fácil acesso, bom estacionamento e com estrutura para a realização de grandes eventos", afirmou em seu requerimento.
Quintão alega ainda que o terreno poderia ser utilizado também para a construção de hotéis, "em autêntica especulação imobiliária, injusta com o povo e contrária ao interesse público". Para ele, seria pertinente o tombamento do imóvel, com trabalho de preservação, reforma, restauração e revitalização. O requerimento foi encaminhado ao secretário de Cultura, Paulo Brant, e ao presidente do Iepha, Carlos Roberto Noronha.
Presenças - Deputados André Quintão (PT), presidente; João Leite (PSDB); e Fábio Avelar (PSC).
(Ascom AL-MG, 25/09/2008)