Entre 24 e 26/09, dirigentes da Agência Nacional de Águas (ANA) realizam missão a Portugal, cujo objetivo é tratar – junto ao Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional – de temas de interesse da Agência e de instituições portuguesas da área de recursos hídricos, como o Instituto da Água I.P. (Inag, IP.). O diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Francisco Lobato, também compõe a missão.
Nesta quinta-feira, o diretor-presidente da ANA, José Machado, profere palestra a respeito da evolução do sistema de gestão dos recursos hídricos no Brasil durante sessão pública do Conselho Nacional da Água de Portugal. Os representantes da Agência ainda participam de uma discussão sobre a elaboração do estudo GEO Brasil Recursos Hídricos.
Em 26/09, durante sessão extraordinária do Conselho Nacional da Água de Portugal, brasileiros e lusos também debaterão e trocarão experiências sobre a gestão integrada e sustentável das águas de ambos os países.
Como última atividade da missão, os representantes dos governos brasileiro e português se encontram para tratar de temas, como: ajuste entre os dois países na área de recursos hídricos, definição de ações no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); instrumentos de monitoramento de recursos hídricos, qualidade da água e projetos de saneamento e de infra-estrutura hidráulica; segurança de barragens; e a Diretiva-quadro da Água na Europa.
(Por Raylton Alves,
Ascom ANA, 25/09/2008)