O cientista Augusto Ruschi, Patrono da Ecologia no Brasil, não pôde concorrer ao Prêmio Brasileiro Imortal. A eleição para escolha dos que serão homenageados com o prêmio será encerrada no próximo dia 30, mas o nome do cientista capixaba não foi incluído pela Vale na lista de votação. Ruschi criticou a instalação das empresas da Vale em Tubarão.
Com a votação do Prêmio Brasileiro Imortal, a Vale vai homenagear os vencedores dando seus nomes a seis novas espécies botânicas originárias da mata atlântica encontradas na Reserva Natural Vale, em Linhares, norte do Estado.
As novas espécies vegetais são dos gêneros Anthurium (duas), Salacia, Machaerium, Anthurium e Vanilla. Segundo a Vale, “cada uma dessas novas espécies botânicas terá a sua designação relacionada com o nome do Indicado Nacional ou Regional que obtiver o maior número de votos por votação pública e dentre aqueles aprovados pelo Grupo Coordenador”.
A eleição está sendo realizada pela internet. Mas os brasileiros não podem nem pensar em votar no Patrono da Ecologia, pois o nome de Augusto Ruschi não foi colocado na lista de candidatos.
A exclusão, apontam os que conhecem o trabalho do cientista capixaba, certamente se deve a sua posição critica à instalação das usinas de pelotização da empresa em Tubarão. Augusto Ruschi apontou a inadequação do local, afirmando que os ventos dominantes na região lançariam os poluentes sobre a Grande Vitória. E que além da destruição ambiental, os poluentes causariam doenças aos moradores.
As denúncias do cientista não foram levadas em conta. Hoje, as sete usinas de pelotização da Vale tornaram a empresa a principal poluidora da Grande Vitória, onde são lançadas 264 toneladas diárias de poluentes, só no ar. E, com sua 8ª usina, a Vale aumentará sua produção em 45%, passando a produzir 39,3 milhões de toneladas anuais em Tubarão.
Em 39 anos de operação, a empresa causou doenças que custaram R$ 2,53 bilhões à população da Grande Vitória. A Vale não é a única poluidora da região: as empresas ArcelorMittal (Tubarão e Belgo) provocaram doenças nos moradores da Grande Vitória, cujo tratamento custou R$ 1.738.000.000,00.
Os eleitores para o Prêmio Brasileiro Imortal poderão votar até o dia 30 próximo, às 23h59. O endereço é http://www.brasileiroimortal.com.br/
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 26/09/2008)