A Petrobrás confirmou no fim da noite de ontem a descoberta de uma "grande jazida de gás natural e óleo leve" na área do pré-sal, com conclusão da perfuração do poço conhecido como Júpiter. A exploração do bloco, localizado na Bacia de Santos, será feita por um consórcio formado pela Petrobras (80%) e pela portuguesa Galp Energia (20%).
Segundo a estatal, o poço está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 km a leste da área do Tupi, em profundidade d'água de 2.187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar. O primeiro anuncio de descoberta de gás e óleo no local foi feito pela empresa em 21 de janeiro deste ano.
"A perfuração do poço, que por razões operacionais havia sido interrompida em janeiro, foi aprofundada e constatou a continuidade de reservatórios de gás natural e óleo leve, e de elevado teor de gás carbônico (CO2)", afirma a empresa em sua página na internet.
De acordo com a Petrobras, várias amostras de petróleo foram recuperadas e se encontram em análise no centro de pesquisa da estatal. "Quando em produção, o CO2, preliminarmente identificado, não será descartado para a atmosfera, mas reinjetado, contribuindo assim para o aumento do fator de recuperação de petróleo nestes reservatórios".
A petrolífera informa que a estimativa dos volumes de óleo de gás no poço somente será possível após analises das amostras de fluidos recuperados neste poço e da perfuração de novos poços.
"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da nova jazida, assim como das características dos reservatórios".
(Folha Online, 25/09/2008)