A Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) realiza até hoje o primeiro evento do setor a neutralizar as emissões de carbono geradas pela sua organização e realização. A compensação de carbono relativa às atividades do evento será realizada através do plantio de árvores após a contabilização das emissões durante as atividades do 13º Congresso Brasileiro de Embalagem.
Em um primeiro momento, haverá a quantificação das emissões de carbono de todas as atividades do congresso, cujo resultado é expresso em toneladas de CO2 equivalente. Por meio deste dado será possível calcular o número de árvores necessárias para absorver esta quantidade de CO2 na forma de fotossíntese durante o seu crescimento e que serão plantadas pela ABRE após o evento.
Para realizar a contabilização de emissões de gases e poluentes, a ABRE contratou a Ecouniverso, companhia responsável pela quantificação das emissões, chamado "Inventário de Emissões de GEE (Compensação das emissões de gases de efeito estufa)".
A Associação também definiu que todas as atividades realizadas pela empresa antes, durante e após o evento devem ser incluídas no inventário. De acordo com Paulo Peres, presidente da ABRE, foram mais de 400 congressistas inscritos. Para ele, o evento "possibilita a atualização do setor", ao reunir grandes empresas que atuam com o segmento de embalagens. Além disso, possibilita a troca de informação com as companhias estrangeiras.
(InvestNews, adaptado por
Celulose Online, 26/09/2008)