Estudantes e profissionais do Colégio Militar se dedicaram ontem à limpeza da Redenção. A ação, que envolveu os cerca de mil alunos, integra o Projeto Lugar e Ambiente, desenvolvido pela instituição desde 2005. A idéia central é promover a consciência ecológica e a cidadania e chamar a atenção sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.
Durante uma hora e meia, os jovens, além de 200 profissionais, percorreram a Redenção em busca de materiais como papéis, plásticos e metais deixados pelo parque. A atividade terminou por volta das 11h30min, com o recolhimento de 52,4 mil objetos, menor do que em outras edições. Em 2007, o volume recolhido ficou em torno de 80 mil.
Com o projeto, a instituição busca despertar a preocupação dos jovens com os lugares onde estão, como a casa, a escola ou a praça. A ação complementa a abordagem teórica trabalhada em sala de aula durante o ano, segundo o chefe da Seção de Comunicação Social do Colégio Militar, coronel Leonardo Araújo. 'Sempre que se fala em meio ambiente, as pessoas lembram a Amazônia e as queimadas. Mas precisamos também pensar no nosso microambiente.' O Projeto Lugar e Ambiente conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da administração da Redenção.
(Correio do Povo, 26/09/2008)