O acordo firmado permitirá uma administração compartilhada da hidrelétrica
Brasil e Paraguai firmaram um convênio para implementar a gestão compartilhada da hidrelétrica de Itaipu, informou nesta quinta-feira (25) o diretor paraguaio da usina binacional, Carlos Mateo Balmelli.
"Demos um passo adiante, vamos ter uma co-gestão plena. Este é um passo histórico muito importante", disse Balmelli ao fazer o anúncio.
O acordo firmado permitirá uma administração compartilhada da hidrelétrica, explicou o funcionário, ao assinalar que vários departamentos da Usina que agora têm exclusivamente funcionários brasileiros.
"Com a aprovação do acordo, o Paraguai alcançará o mesmo nível que os brasileiros", destacou Balmelli, ao assinalar que a administração conjunta faz parte das exigências do novo governo, do presidente Fernando Lugo.
A hidrelétrica foi construída sobre o rio Paraná, 350km a leste de Assunção, e segundo o tratado de Itaipu, firmado em 1973, o Paraguai vende a maior parte da energia que lhe cabe ao Brasil.
O presidente Fernando Lugo já afirmou que seu governo renegociará o tratado e exige "preço de mercado" pela eletricidade de Itaipu.
(AFP, O Povo, 25/09/2008)