Muitos pássaros voando e nenhum na mão. O momento é de apreciar e se deleitar com os inúmeros bandos de aves que nesta época do ano retornam da América do Norte para onde migram anualmente antes do inverno.
As aves sobrevoam a cidade de Mostardas, 200 km ao sul de Porto Alegre/RS, localizada na região peninsular do Brasil, entre a Laguna dos Patos e o Oceano Atlântico, próxima ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Muitas espécie permanecem nesta região até o próximo outono para se alimentar e reproduzir.
Mostardas resolveu comemorar este raro momento de manifestação da natureza com o Festival Brasileiro das Aves Migratórias, que já está na oitava edição e neste ano acontece de 15 a 19 de outubro. O evento é aberto para apreciadores da natureza, pesquisadores e estudantes.
O Festival também promove a consciência ambiental e um olhar dedicado para a importância de preservar a grande biodiversidade de todo o ecossistema local, que possui característica ímpar no Rio Grande do Sul. A Lagoa do Peixe, assim como toda região, é um dos redutos para estes animais, dentre os quais, o flamingo chama muito a atenção. Cisne do pescoço preto, coscoroba, flamingo chileno, maçarico do bico torto, maçarico de sobre branco, maçarico de papo vermelho, entre outros.
O VIII Festival Brasileiro das Aves Migratórias oferece ainda aos visitantes gastronomia típica açoriana, artesanato local diversificado como em lã e miniatura de aves, oficinas, palestras gratuitas, saídas de campo para observar as aves migratórias e passeios turísticos (na Lagoa do Peixe passeio gratuito). A programação inclui shows musicais, sarau e o lançamento do livro “Mostardas e Tavares Sob as Lentes do Turismo” escrito por acadêmicos de turismo da Universidade Luterana do Brasil - Ulbra/Torres.
Os mini cursos com duração de três dias cada, iniciam na quinta, dia 16. com os temas Identificação, Pesquisa e Conservação de Aves Costeiras, Técnicas de Amostragens e Análise em Ecologia de Aves, Ecologia e Conservação de Maçaricos Migratórios no Estuário da Lagoa do Peixe. O custo é de R$ 40,00 e inclui o transporte para as saídas de campo no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Todas as palestras serão gratuitas.
Serviço
Hotéis: É possível se hospedar a partir de 15,00 (quinze reais) a diária sem café da manhã e 25,00 (vinte e cinco reais) com café da manhã.
Camping: Consulte o site.
Alimentação: Restaurantes locais oferecem refeições a partir de R$ 7,00.
Como chegar: Mostardas fica a 200 km de Porto Alegre. Rodovias asfaltadas, sendo que 120 km do asfalto estão em mau estado de conservação. Saídas diárias de ônibus de Porto Alegre a Mostardas.
Clima : Subtropical úmido. Temperatura média de 16,5º C. Traga boné, filtro solar e roupas para frio e calor.
Mais informações no site: www.festivaldasaves.com.br
(Por Vera Mari Damian*, EcoAgência, 24/09/2008)
*Especial