A Petrobras prorrogou até 29 de setembro de 2008, as inscrições para a Seleção Pública de Projetos 2008 do Programa Petrobras Ambiental. O motivo foi o grande número de acessos simultâneos realizados no site do Programa nas últimas 48 horas, o que causou problemas na rede. O novo prazo para postagem do projeto é 30 de setembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, mas somente são efetivadas mediante o recebimento do projeto impresso.
Podem participar da seleção pública do Programa Petrobras Ambiental projetos novos ou já em andamento, sob a responsabilidade de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, com atuação no Terceiro Setor, tais como associações, fundações, organizações não-governamentais ou organizações sociais. O projeto, a ser executado em tempo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses, poderá receber até R$ 3,6 milhões - se o valor do projeto for superior, o excedente deve ser provido por outras fontes, sendo obrigatório comprovar a captação.
Para se inscrever, é preciso que o projeto tenha foco em uma das seguintes linhas de atuação:
1- Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos:
. Reversão de processos de degradação dos recursos hídricos;
. Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos.
2- Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.
3- Fixação de carbono e emissões evitadas com base na:
. Reconversão produtiva de áreas;
. Recuperação de áreas degradadas;
. Conservação de florestas e áreas naturais.
Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente. Os projetos deverão apresentar planejamento para alcançar sustentação econômica e organizacional e a sustentabilidade socioambiental, processo para registro das experiências e resultados, planejamento de comunicação, adoção de iniciativas ecoeficientes em suas práticas de gestão e de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações.
Mais informações aqui.
(Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa da Petrobras, 26/09/2008)