A 11ª tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico se formou nesta quinta-feira, 25, ao sul de Bermudas, e é possível que se transforme em furacão em frente ao litoral da Carolina do Norte (Estados Unidos) neste sábado. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, em inglês) informou que Kyle tem ventos máximos sustentados de 75 km/ h e previu que seguirá ganhando intensidade nos próximos dois dias.
O centro de Kyle se encontrava, às 18h (em Brasília), perto da latitude 23,5 graus norte e da longitude 68,3 graus oeste, 1.035 quilômetros ao sudoeste das Bermudas. O fenômeno se desloca rumo ao norte a 13 km/h e espera-se que siga esta trajetória durante as próximas 48 horas.
Na atual temporada de furacões no Atlântico, que começou em 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 11 tempestades tropicais, incluindo Kyle, e cinco furacões.
Os meteorologistas da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA, em inglês) afirmaram que esta temporada seria muito ativa, com a possível formação de 14 a 18 tempestades tropicais, das quais entre sete e dez poderiam chegar a se transformar em furacões.
(Estadão, 26/09/2008)