Essa é a principal recomendação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apresentada ontem (24) no relatório “Empregos Verdes: Trabalho Decente em um Mundo Sustentável e com Baixas Emissões de Carbono”.
O relatório diz que os "empregos verdes" devem ser trabalho decente e que os trabalhadores precisam ser capacitados para o novo formato de emprego, que deve se tornar cada vez mais comum nas sociedades que pretendem ser sustentáveis.
Além disso, o relatório recomenda que os empresários sejam preparados para avaliar o potencial para esse tipo de emprego em um empreendimento. Eles também devem receber subsídios, ecotaxas e participar da venda pública de créditos de carbono para obter recursos que serão usados na geração dos "empregos verdes".
Ainda segundo o documento, os governos devem incentivar as pesquisas de novas formas de tecnologia ambiental, promover leis que incentivem essas ações e obter um novo acordo sobre clima na próxima Cúpula das Nações Unidas, que se realizará em 2009.
(
Agência Brasil, 25/09/2008)