Exposição de arquitetura de interiores abre hoje ao público, a partir das 14h, e segue até o dia 9 de novembro. Os visitantes podem conferir 43 propostas de ambientes focadas no tema Arquitetura Sustentável. O palco da mostra é a Villa Horn, área privilegiada pela exuberante natureza perto dos Pavilhões
Ao ar livre ou delimitados por paredes de concreto, os 43 ambientes da Mostra Casa&Cia Serra 2008 abrem hoje ao público. Localizada em uma área de 13 mil metros quadrados, a edição deste ano tem a natureza como principal aliado. Dezenas de árvores centenárias, vegetação rasteira, trilhas e uma belíssima cascata compõem o cenário da Villa Horn, bem em frente aos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Com o tema Arquitetura sustentável - O futuro pode ser limpo, os ambientes apresentam soluções para redução no consumo de energia elétrica, economia de água e preservação ambiental. Essa foi a proposta das arquitetas Bruna Pezzi Fachinelli e Waleska Pinheiro Santos, que assinam os projetos Brinquedoteca e Jardim Casa&Cia.
- Criamos um clima de montanha na cidade - ressalta Bruna.
Para isso foram utilizados materiais ecologicamente corretos, como a madeira de eucalipto reflorestado, tinta à base de água, telas de argila, placas de cimento imitando madeira de demolição e pedras ecológicas. A harmonização com a natureza é outro diferencial.
- Aproveitamos todos os elementos oferecidos pela área verde da Villa Horn. O resultado foi um espaço de descanso e meditação ao ar livre - destaca a arquiteta Bruna.
Nos ambientes Lounge de Acesso e Estar da Varanda, idealizados pelos arquitetos Alessandra Mosna e Alexandre Pinheiro Machado, palmeiras contornam o deck de eucalipto, valorizadas pela iluminação e tochas de bambu. No Lounge, pilares de demolição com mais de 100 anos servem de bancos e bancadas para dezenas de bonsais.
No Estar da Varanda, painéis de vidro eliminam as barreiras para visualizar a cidade ao longe. Caixas de vidro com cascas de árvores e decorados com bambus são detalhes que se integram à vista da mata.
- Foi uma forma de trazer elementos naturais para dentro do espaço - explicam os arquitetos.
Para Alessandra, o diferencial desta edição é o local.
- O cenário é deslumbrante e foi possível aproveitar todos os elementos que ele oferece.
Um coquetel para convidados, ontem à noite, deu a largada à mostra.Cinqüenta profissionais das áreas de arquitetura, paisagismo e design integram a exposição, que movimenta entre R$ 2 a R$ 3 milhões. Cerca de 600 fornecedores participam da mostra expondo seus produtos nos ambientes ou disponibilizando de mão-de-obra. Além dos 43 ambientes assinados por arquitetos, outros sete apresentam as propostas dos patrocinadores. A expectativa é que 15 mil pessoas visitem a mostra, aberta até 9 de novembro.
O coquetel de abertura da mostra aconteceu ontem à noite, na Villa Horn. A banda caxiense O Legado animou os 500 convidados que participaram do encontro.
(Por Ivanete Marzzaro, Pioneiro, 25/09/2008)