Decisão altera início da operação comercial da usina para 1º de maio de 2012, sete meses antes do prazo anteriormente previstoA Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 23 de setembro, a antecipação do cronograma de implantação da hidrelétrica de Santo Antônio (RO, 3.150,4 MW), no Rio Madeira. A decisão altera o início da operação comercial da usina para 1º de maio de 2012, sete meses antes do prazo anteriormente previsto. Segundo a Aneel, a antecipação foi acatada após análise de eventuais impactos da operação da usina nas redes de transmissão e geração de energia.
A agência consultou ainda o Operador Nacional do Sistema Elétrico, que considerou a alteração do prazo compatível com a entrada em operação da linha de transmissão para conexão da usina ao Sistema Interligado Nacional. O ONS informou ainda que a antecipação resultará em redução de cerca de 10% no valor estimado do custo marginal de operação dos submercados do SIN. Para o novo prazo de início da operação comercial, os testes serão realizados em fevereiro de 2012.
TransferênciaA Aneel autorizou também a transferência da concessão de geração da UHE Santo Antônio do consórcio Madeira Energia para sua subsidiária integral, a Santo Antônio Energia. Com a operação, a nova empresa vai explorar o empreendimento, além de ficar responsável pelas instalações de transmissão de interesse restrito da central geradora.
(Canal Energia,
Amazonia.org.br, 24/09/2008)