A deputada Idalina Onofre (PPS) anunciou, nesta terça-feira (23/09), na Assembléia Legislativa do Acre, que pesquisadores da USP entraram em contato com ela comprometendo-se a coletar material para exame dos servidores da extinta Sucam que sofreram contaminação por Dicloro Difenil Tricoloroetano - DDT.
A oferta de ajuda surgiu após uma matéria tratando do tema ter sido publicada no jornal A Folha de São Paulo.
De acordo com a parlamentar, um dos pesquisadores da Universidade virá a Rio Branco nos próximos dias para examinar e colher dados sobre os contaminados. Idalina pediu ainda que o Governo do Estado providencie meios para que as vítimas que vivem no interior sejam transportadas à capital para serem examinadas.
Ela esteve durante a última semana, juntamente com os deputados Donald Fernandes (PSDB) e Walter Prado (PSB), integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Aleac, visitando pessoas que tiveram contato com o DDT e hoje se encontram doentes em vários municípios acreanos e constatou as dificuldades que essas pessoas têm enfrentado. Para tentar dar mais conforto a esses pacientes, a deputada apresentou nesta terça, um requerimento solicitando que o Poder Executivo disponibilize fisioterapeutas para o interior.
Outra solicitação da deputada é para que a Fundação Nacional de Saúde - Funasa, sucessora da Sucam, passe a operar em prédios adequados. "Estávamos em audiência na sede do órgão nesse final de semana e ninguém agüentava o cheiro de veneno que exalava das paredes". Para Idalina resolver essa questão é fundamental para a segurança e saúde dos servidores.
(Por Yuri Marcel, AL-AC, 23/09/2008)