Um incêndio florestal de grandes proporções mobiliza cerca de 100 homens do Corpo de Bombeiros em uma reserva ambiental na região de Brazlândia. As chamas consomem o cerrado e avançam em direção de algumas chácaras da região, situadas na área conhecida como Chapada Imperial. O pedido de socorro foi registrado na central dos Bombeiros por volta das 17h desta terça-feira (23/09). Desde então, os homens concentram-se para conter as labaredas. As atividades tiveram de ser suspensas na madrugada, mas foram retomadas às 8h desta quarta-feira (24/09) com a equipe reforçada. Os bombeiros usam abafadores e água de oito viaturas para conter as chamas.
Ainda no início desta manhã, um helicóptero foi utilizado para sobrevoar a região e verificar a direção das chamas no cerrado. A fumaça dificulta o acesso no local, que ainda é estudado pelo comando da operação. Moradores da região se concentram no local para acompanhar os trabalhos. Alguns chegaram a colaborar, mas tiveram a ajuda recusada pelos bombeiros devido ao riscos de queimadura. Segundo informações preliminares uma área de 80 hectares já foi queimada.
A central do Corpo de Bombeiros tenta contato com a equipe encarregada da operação para definir as estratégias de combate ao fogo. Mas as dificuldades de sinal impede a comunicação. A imprensa está no local e também enfrenta dificuldades para acessar os locais onde o fogo se alastra.
(
Correio Braziliense, 24/09/2008)