Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Ivan Valente, Marta Suplicy, Renato Reichmann e Sonia Francine assinaram nos últimos dias o documento lançado pelo ISA, assumindo compromissos para garantir a preservação das fontes de água da cidade caso sejam eleitos.
A plataforma foi construída a partir de diferentes processos de consulta e proposição de ações realizadas nos últimos anos nas áreas de mananciais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), entre eles o Seminário Billings 2002, o Seminário Guarapiranga 2006, discussões realizadas junto às instituições da sociedade civil promotoras das três edições do Abraço Guarapiranga, debates no âmbito do Fórum em Defesa da Vida e Contra Violência do Jardim Ângela e propostas realizadas no GT de Meio Ambiente do Movimento Nossa São Paulo.
Entre as propostas está a garantia de coleta e tratamento de esgoto para 100% da população que mora nos mananciais, a garantia de condições adequadas de moradia para a população e o fim do crescimento da cidade sobre as áreas de mananciais. Saiba mais sobre a plataforma.
A coleta de assinatura foi feita por meio de contato com as coordenações de campanha de cada um dos candidatos. Alguns postulantes, mais sensíveis à causa, receberam pessoalmente a equipe do Programa Mananciais do Instituto Socioambiental (ISA) e manifestaram seu apoio às propostas apresentadas para preservar e recuperar as fontes de água de São Paulo.
Para o segundo turno das eleições o ISA está preparando um documento que garanta o compromisso firmado no primeiro turno e que, a partir de 2009, ajude a sociedade civil a fiscalizar o prefeito ou prefeita eleito no cumprimento das metas assumidas.
(ISA, 24/09/2008)