O Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, abre oficialmente nesta quinta-feira (25/09), às 13h, a Mostra do Cerrado no Piso Térreo do Shopping Flamboyant. A mostra inclui fotografias, artes plásticas e animais empalhados nativos do Cerrado e pode ser vista até o dia 28 de setembro. A Assembléia Legislativa, através da Comissão de Meio Ambiente, prestigia a programação, estando representada pela deputada Vanuza Valadares (PSC).
A mostra faz parte das comemorações do Dia Nacional do Cerrado – 11 de setembro – e é uma organização do Fórum Goiano em Defesa do Cerrado e diversos parceiros. Entre os dias 25 e 28 de setembro o goianiense poderá conhecer um pouco das belezas da fauna e flora do cerrado nesta mostra.
O Dia Nacional do Cerrado, 11 de setembro, foi instituído pelo Governo Federal no dia 21 de agosto de 2003 por meio de decreto-lei. A data é uma homenagem a Ary José de Oliveira, o Ary Pára-Raios, nascido neste dia. Natural de Sertanópolis - Paraná, Ary mudou para Brasília em 1975, dedicando-se, até seus últimos dias, à defesa das causas sociais e ambientais, com destaque para o bioma Cerrado.
Estarão com trabalhos em exposição o fotógrafo João Caetano, e o pintor Ricardo Gomes. João Caetano consegue captar imagens diferentes. As fotografias de João Caetano já rodaram o mundo e chamam a atenção para as características únicas do bioma cerrado.
Já as telas de Ricardo Gomes têm como tema os "Caminhos do Cerrado". E animais do Cerrado como lobo-guará-, onça-pintada, entre outros, empalhados também poderão ser vistos durante a exposição. Os animais fazem parte da coleção do Instituto do Trópico Sub-Úmido, da Universidade Católica de Goiás e do Museu Ornitológico e da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).
A atividade é uma realização do Fórum Goiano em Defesa do Cerrado em parceira com o IRS/UCG, Rádio 99,5 FM, Trilhas do Brasil, Instituto Flamboyant, AMMA e diversos outros parceiros.
O bioma Cerrado ocupa uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados, englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Pará, Rondônia e Distrito Federal. É considerado um dos mais importantes corredores ecológicos, facilitadores do deslocamento da fauna e da flora para os biomas vizinhos: a Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, a Caatinga e o Pantanal Matogrossense.
Após ser tratado como a principal área de expansão para a agricultura, o cerrado tem perdido suas áreas naturais em ritmo acelerado, com isso, propiciando a perda significativa da sua biodiversidade. Estudos sinalizam que 80 % do bioma já foram modificados pela ação do homem, em função de desmatamentos e queimadas que deram lugar a pastagens e áreas para a agricultura. Especialistas apontam que os 20% de mata nativa do cerrado restante poderão ser extintos em menos de 30 anos.
(AL-GO, 24/09/2008)