Montadora aprova o uso do combustível alternativo na proporção de 25% em seus tratores compactos
Pioneira no lançamento de tratores movidos a biodiesel no Brasil, na mistura B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel mineral) desde 2004, a Agrale torna-se também a primeira fabricante a aprovar o uso do biodiesel na medida B25 (25%) em sua linha 4000 de tratores de pequeno porte.
"Com a fabricação de motores e tratores que utilizam esse combustível extraído de óleos vegetais, além de colaborarmos para a preservação do meio ambiente, contribuímos para a expansão da agroindústria brasileira, já que o Brasil possui excelentes condições para a produção de biodiesel, sem comprometer a produção de alimentos", declara Hugo Zattera, presidente da Agrale. A montadora nacional está inserida no programa do Governo Federal de diversificação de fontes de energia e se antecipa à demanda da agricultura familiar por esse tipo de produto.
Para avaliar o desempenho e a durabilidade dos motores de sua fabricação abastecidos com essa nova mistura de biodiesel, a Agrale realizou, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos e da Universidade de Caxias do Sul, exaustivos testes de laboratório e de campo com diferentes produtos, entre tratores e grupos geradores, nas regiões Norte e Sul do país, para considerar as diferentes condições climáticas. Os testes comprovaram a capacidade dos motores na utilização do biodiesel B25, sem alteração significativa no desempenho.
Nos motores avaliados foram utilizados biocombustíveis elaborados a partir de compostos de origem vegetal, como soja e os óleos de palma (estes para as regiões norte e nordeste), com aprovação nos testes de desempenho e durabilidade. A Agrale também continua pesquisando a utilização de misturas à base de mamona e girassol.
A família de tratores Agrale que pode ser abastecida com biodiesel B25 é composta de vários modelos, com potência de 14,7 cv a 30 cv e baixo custo de manutenção e operação. Além dos tratores compactos da linha 4000, os motores, grupos geradores e motobombas Agrale também podem ser abastecidos com biodiesel B25.
Para a Agrale, o desenvolvimento desse novo combustível alternativo vai proporcionar mais empregos no campo, a partir do plantio das matérias-primas e promover a inclusão social, além de contribuir para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera.
(Texto recebido por e-mail, 24/09/2008)