Novas e chocantes fotos divulgadas semana passada revelaram a existência de uma imensa pilha de toras envelhecidas que estão destinadas a se tornar produtos descartáveis como lenços de papel Kleenex e papel higiênico Cottonelle, ambas marcas da Kimberly-Clark Corporation. As toras vieram da Floresta Ogoki, a última área ecologicamente valiosa da Floresta Boreal em Ontario, Canadá.
A pilha de madeira é evidência da flagrante negligência da Kimberly-Clark com as florestas apesar das alegações de que "boa parte da fibra da floresta boreal canadense chega à empresa na forma de polpa de madeira fabricada com serragem e sobras adquiridas no processo de produção da madeira."
Como as fotos e a recente correspondência do governo revelam, a Kimberly-Clark está atualmente comprando grandes quantidades de polpa feitas principalmente de árvores inteiras de áreas intactas da floresta boreal do Canadá. De acordo com o ministro do Meio Ambiente de Ontario, a pilha identificada contém 85 mil metros cúbicos de madeira, em dados de março de 2008. Isso equivale a mais de 7 mil caminhões madereiros repletos de madeira. Desde o fechamento de uma serraria na região em junho de 2008, essa madeira tem sido levada para outro local em Terrace Bay, onde está sendo transformada em polpa para a Kleenex.
O pior é que mesmo com essa pilha gigantesca de madeira já cortada e esperando para ser transformada em polpa, a floresta Ogoki continua sendo derrubada, em grande parte para suprir as demandas da Kimberly-Clark.
Alguns dados importantes:
* No final de março 2008, a pilha estava com 85 mil metros cúbicos de madeira, o equivalente a mais de 7 mil caminhões repletos.
* De acordo com o Ministéro do Meio Ambiente de Ontario, Canadá, a pilha agora diminuiu para 12 mil metros cúbicos, já que grande parte da polpa foi embarcada para Terrace Bay para processamento, desde o fechamento da serraria Nakina, em junho.
* A distância entre o local original da pilha para o atual é de 6 a 7 horas.
* A Kimberly-Clark compra todos os anos 55% das 420 mil toneladas métricas de polpa produzida na serraria de Terrace Bay, uma quantidade igual ao peso de 1.150 aviões jumbos.
* A Kimberly-Clark usa a polpa produzida em Terrace Bay para fabricar os lenços de papel Kleenex, os papéis higiênicos Cottonelle, entre outros produtos que são vendidos na América do Norte e Europa.
A floresta Ogoki é a área mais ao norte de Ontario, Canadá, sujeita a ação madeireira. Diferentemente de outras florestas da província que foram exploradas nos últimos 100 anos, a primeira madeireira industrial em Ogoki só começou a operar em 1998. Por essa razão, é a área mais intacta de todas as áreas de manejo de florestas em Ontario. Por causa dos problemas de manejo da floresta Kenogami, a cargo da Kimberly-Clark e depois Buchanan Forest Products, e também devido ao insucesso da regeneração dessa área, a madeireira Buchanan está procurando atuar mais ao norte para suprir sua serraria em Terrace Bay.
O tamanho, localização e estado quase primitivo da floresta Ogoki a transforma em habitat crítico para algumas espécies animais, como o ameaçado caribu. Suas árvores e o solo local são também críticos para a mitigação das mudanças climáticas. A floresta Kenogami hoje é uma paisagem seriamente danificada, com problemas ambientais, graças à negligência da Kimberly-Clark que durou 70 anos. A floresta Ogoki não pode se tornar a próxima Kenogami.
Infelizmente, como mostram as novas evidências fotográficas, Ogoki já está sujeita aos mesmos problemas verificados em Kenogami. A Kimberly-Clark parece querer arriscar a total devastação de mais um valioso ecossistema para fabricar seus produtos descartáveis de papel.
Sob a luz da descoberta dessa impressionante pilha de madeira pertencente a uma antiga floresta boreal, o Greenpeace quer que a empresa garanta que nenhuma fibra da floresta Ogoki entre em sua cadeia de produção, revisando seu ineficiente e insustentável modo de produção.
(Greenpeace, 24/09/2008)