A ONU pediu hoje à comunidade internacional que impulsione para o mais alto nível político a luta contra a mudança climática para assegurar que nas próximas conferências sobre o assunto, na Polônia e na Dinamarca, se possa fechar o pacto que deve substituir o Protocolo de Kioto.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, lançou hoje esta mensagem depois de se reunir com o presidente da Polônia, Lech Kaczynski, o primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, e o chanceler indonésio, Hassan Wirajuda. "Fica claro agora que para alcançar o resultado desejado, ou seja, para que se alcance um pacto completo e que se possa ratificar para a reunião de Copenhague, as negociações devem acontecer no mais alto nível político", disse o secretário-geral à imprensa após o encontro.
Ban se reuniu com os três porque a Indonésia foi o anfitrião no ano passado da conferência internacional sobre a mudança climática de Bali, enquanto a cidade polonesa de Poznan será em dezembro próximo e Copenhague, em 2009. O secretário-geral advertiu que a conferência de Poznan é um "ponto crucial" para chegar à reunião na capital dinamarquesa.
"Existe um consenso sobre a necessidade de que em Poznan se alcance um progresso real em matérias-chave", apontou. Ban também qualificou como "imperativo" que os países desenvolvidos "transfiram um sinal claro de que estão dispostos a assumir suas responsabilidades quanto à redução de emissões e financiar as medidas adotados por países em desenvolvimento".
(EFE, 25/09/2008)