Alunos do Projeto Pescar apostaram na biossustentabilidade neste ano
Em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, alunos que fazem parte do Projeto Pescar estão criando sistemas que preservam a natureza. A cada turma formada no curso, os alunos são desafiados a criar idéias que defendam a preservação do meio-ambiente. Neste ano, o projeto escolhido por eles foi o de biossustentabilidade.
Dentro de uma estufa, uma das iséias dos alunos foi montar uma horta suspensa feita com garrafas pet, ideal para quem mora em apartamento, com pouco espaço e sem um jardim. A irrigação é feita com a água da chuva, que fica armazenada em uma caixa d'água do lado de fora do prédio onde se localiza a estufa. Para economizar energia elétrica, eles criaram um aquecedor solar com as garrafas.
Projeto Pescar
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de franquia social, com organizações que abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
Os cursos oferecidos contemplam oito áreas de formação profissional: indústria, comércio, comunicação, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade e embelezamento pessoal. Após o período de oito a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes Jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.
(ClicRBS, 24/09/2008)