Uma das premissas para a gestão ambiental é contar com um quadro de servidores qualificados para o desempenho de atribuições no âmbito do serviço público ao qual pertençam.
Desde o primeiro dia da gestão do Secretário Carlos Otaviano, o mesmo teve conhecimento do quadro funcional da SEMA, os vazios existentes em diversos setores, unidades, chefias, percebendo que a atividade-fim sofreria prejuízos se não houvesse a complementação com recursos humanos, novos servidores. A Secretaria teria os serviços com deficiências, pondo em risco a qualidade dos mesmos que é colocada à disposição da comunidade, e considerando o expressivo número de demandas ambientais.
De pronto, o dr. Otaviano determinou que se procedesse a estudos visando a verificar as necessidades, alternativas para saná-las, e que se materializassem em estudo capaz de demonstrar e sensibilizar a escassez de servidores.
Os servidores Eng. Amb. Luiz Alberto Mendonça, Biól. João Paulo Steigleder, Adm. Fábio Magalhães e o Bel. Mauro Heinle, contando com suplementos do Econ. Milton Stacke, elaboraram estudos demonstrando a necessidade de 60 Técnicos Ambientais, 54 Agentes Administrativos e 60 Guardas-Parques, ilustrando o quanto decisivo eram para o Estado do Rio Grande do Sul e para a Gestão Ambiental do Estado contar com este contingente de servidores.
Posto à apreciação do senhor Secretário os trabalhos receberam aprovação.
Levou-se ao conhecimento do Grupo de Assessoramento Especial do Gabinete da Governadora, sendo o projeto submetido à discussão, restando acolhida a pretensão da SEMA.
A senhora Governadora determinou a nomeação dos Agentes Administrativos já realizadas, e encaminhou o Projeto-de-Lei nº 203/2008 à Assembléia Legislativa para a criação dos cargos de Técnico Ambiental e Guardas-Parques. Os Agentes estão submetendo-se a curso para qualificação nesta Secretaria.
A data de hoje, 23 de setembro, torna-se um marco relevante à Secretaria do Meio Ambiente, posto que a Augusta Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto-de-lei mencionado.
O compromisso com política de pessoal na SEMA e busca de gestão ambiental com servidores qualificados está sendo honrado.
Arremato. Parabéns a todos os servidores que constroem o Sistema de Meio Ambiente! Bem-vindos os novos servidores, porque o capital humano qualificado é a preciosidade que a Administração Pública precisa.
Parabéns a senhora Governadora Yeda Crusius, aos senhores Deputados Estaduais e ao Secretário Carlos Otaviano pela visão de futuro !
(Por Francisco Simões Pires, Secretário Adjunto do Meio Ambiente, Sema, 24/09/2008)