Durante uma atividade rotineira de monitoramento, a equipe de fiscalização do Escritório Regional do Ibama em Laranjal do Jarí apreendeu no último sábado (20), 132 motosserras. A ação ocorreu nas proximidades da comunidade Nova Vida, distrito de Monte Dourado, no município de Almeirim (PA) e contou com apoio de servidor da Estação Ecológica do Jarí, vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Os equipamentos estavam sendo utilizados no corte e destruição de uma área em avançado processo de regeneração, integrante de projeto florestal de uma empresa de celulose instalada na região e pertenciam a uma empresa prestadora de serviços. Segundo o coordenador da equipe, o analista ambiental Fernando Di Franco, a atividade de corte e desmatamento encontrava-se em plena execução no momento da fiscalização.
“Ficamos impressionados pela magnitude da área devastada e pelo numero de equipamentos que estavam sendo utilizados”. Foi solicitada a apresentação da licença de porte e uso das motosserras, e como não foi apresentada, os fiscais apreenderam os equipamentos e foram lavrados dois Autos de Infração totalizando o valor de R$ 132 mil, com base no disposto no art. 57 do Decreto nº 6.514, de 22/07/2008.
Após a apreensão foram necessárias duas camionetes e ainda um caminhão para que fosse transportado todo o material para o Escritório Regional do Ibama. Dada as peculiaridades regionais, Almeirim está entre os cinco municípios paraenses onde a Superintendência do Ibama no Amapá executa ações de controle, monitoramento e fiscalização, conforme estabeleceu a Instrução Normativa nº 01, de 16 de janeiro de 2002. Os demais municípios são Afuá, Anajás, Chaves e Gurupá, situados na região limítrofe ao estado do Amapá.
(Ascom/Ibama/AP, Diário do Pará, 23/09/2008)