A primeira remessa de cacau orgânico do Pará deixará o porto de Belém, nesta quarta-feira (24), com destino a Áustria. As 800 sacas de 60 quilos, num total de 48 toneladas de amêndoas, foram compradas pela empresa austríaca Zooter que produz chocolate e distribui no mercado mundial.
A preferência pelo cacau orgânico paraense é pela alta qualidade do fruto produzido sem agrotóxicos, considerado o melhor do Brasil. O seu alto teor de gordura facilita o ponto de fusão para a fabricação do chocolate. Além disso o produto já possui o selo do Instituto de Mercado Orgânico (IMO). Com esse certificado, reconhecido internacionalmente, a produção já pode ser vendida para outros países.
O cacau é produzido em Medicilândia, na Transamazônica, município de maior produção individual do Brasil, responsável por 70% da produção estadual que é de 45 mil toneladas. A produção exportada é da Coopoam, Cooperativa de Produtos Orgânicos da Amazônia, que fica em Medicilândia. Outras 3 cooperativas em Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio já possuem o selo da IMO pela produção de cacau orgânico.
(Ascom-Sagri, Diário do Pará, 23/09/2008)