A educação ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e professores das escolas municipais promoverão relatos, exposições e experimentações, durante as 'Conversações Internacionais: Diferença e Fabulação – 2008', que devem reunir 60 mil pessoas de hoje (24/09), até sexta-feira (26/09), na Capital. Um túnel verde composto por árvores nativas de Porto Alegre identificadas com placas feitas de material reciclável vai acolher os visitantes que chegarem ao Armazém A1 do Cais do Porto. Seguindo pela trilha, o Relógio do Corpo – um canteiro em forma de mandala representa cada parte do corpo através de ervas medicinais. Na seqüência, estarão expostos banners com os projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas durante o ano.
No Armazém A3, a educação ambiental promove a oitava edição do Seminário de Experimentações das Escolas, com relatos de professores, alunos e funcionários de ações ambientais realizadas nas escolas da rede municipal de ensino. Ao todo, 13 grupos estarão expondo suas experiências com ações que podem servir de exemplo para toda sociedade. Coordenadora da educação ambiental, Teresinha Sá explica que o foco serão as experimentações que a rede tem produzido ao longo dos anos, trocas de experiências e o fortalecimento das parcerias e dos projetos.
Durante o evento, grupos de teatro do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão fazendo apresentações de conscientização ambiental e prevenção à dengue. Integram a programação, ainda, as Oficinas de Futuro, visando preparar jovens para a Conferência Nacional Infanto-Juvenil, que ocorrerá, em Brasília, em abril de 2009, com o tema Mudanças ambientais globais.
Conversações pela cidade - As conversações movimentarão, além de o cais, outros 16 espaços da Capital, reunindo professores, educadores, alunos, funcionários e demais membros das comunidades das 93 escolas municipais, das instituições de educação infantil conveniadas, do Mova, do Movimento Brasil Alfabetizado e integrantes de iniciativas a exemplo da educação ambiental.
No Cais do Porto, a programação abrange exposições de trabalhos da rede, oficinas e apresentações entre outras atividades. A iniciativa da secretaria é parte da ação Conversações Pedagógicas, que integra o Lugar de Criança é na Família e na Escola, um dos 21 programas estratégicos do modelo de gestão da prefeitura. Programação e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site.
Programação da educação ambiental
Das 9h às 20h30 - Mostra de projetos
O Futuro da Amazônia em suas Mãos
Trilha de sensibilização ambiental com espécies nativas de Porto Alegre
10h30, 15h30 e 19h30 - Oficinas de Futuro
9h30 e 14h30 - Espaço cênico e lúdico com grupos de teatro do DEP, do Dmae e SMS com blitz de prevenção à dengue
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/09/2008)