Compostagem é o tema que a engenheira química do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) Mariza Fernanda Power Reis apresentará nesta quarta-feira (24/09), às 14h30, na Sala Multimeios do Planetário José Baptista Pereira (Avenida Ipiranga, 2000). Serão expostos os sistemas alternativos de compostagem, tais como o Windrow, por meio de reatores e a aeração forçada, bem como os vários tipos de resíduos que podem ser reaproveitados.
O evento faz parte de uma série de atividades organizadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes- Seção Rio Grande do Sul) durante a Semana de Limpeza e Cidadania, que vem ocorrendo na capital desde o dia 21 e se estende até 26 de setembro.
Compostagem- Método de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, a Compostagem é realizada pelo DMLU desde 2000, na unidade de triagem e compostagem situada no Bairro Lomba do Pinheiro. Diariamente, cerca de 50 toneladas de resíduos orgânicos (sobras de comidas, pó de café, cascas de frutas e legumes) são selecionadas e encaminhadas para a produção de composto. Esse produto pode ser usado para melhorar as propriedades físicas e biológicas do solo de jardins, pomares e hortas.
Os benefícios da compostagem realizada pelo DMLU são de ordem socioambiental, pois além de se evitar a disposição de parcela do lixo orgânico em aterro sanitário, a atividade gera trabalho e renda para cerca de 120 pessoas que executam a triagem dos resíduos que serão utilizados no processo.
A Semana Limpeza e Cidadania tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade de se rever a forma como têm lidado com o lixo, o qual vem sendo gerado em abundância. Como decorrência disso, surge o problema de onde destiná-lo e como fazer isso de modo que não prejudique a saúde e o ambiente.
O DMLU tem participado da Semana orientando sobre como separar e descartar corretamente os resíduos. Ontem (23/09), o Serviço de Assessoria Socioambiental do Departamento expôs materiais recicláveis, o vídeo Tá limpo e realizou intervenções do esquete Chega de Lixo, além de oficinas de confecção de objetos com garrafas PET e papel
(Prefeitura de Porto Alegre, 23/09/2008)