Fiscais da Secretaria da Agricultura interceptaram no município de Marmeleiro (PR) 20 mil mudas de eucalipto que estavam sendo transportadas sem documentação para uma propriedade rural. O caminhão, procedente de um viveiro de Campo Erê, em Santa Catarina, foi abordado durante um trabalho de rotina.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Paulo Jorge Marques, responsável pela operação, as mudas eram destinadas ao plantio de reflorestamento e não apresentavam garantia de qualidade. “A falta de documento atesta que as mudas não foram produzidas de forma legal e portanto não dá para garantir a sanidade dessa produção”.
Segundo Marques, o mesmo motorista foi interceptado outras duas vezes pelo transporte ilegal de mudas. Desta vez, os fiscais decidiram destruir a carga, para inibir esse tipo de comércio. As mudas de eucalipto foram enterradas numa vala, no aterro sanitário de Marmeleiro.
Para trabalhar como vendedor de mudas, o Ministério da Agricultura exige inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, local de comercialização e que tenha condições necessárias para armazenar as mudas e apresentar o requerimento padrão preenchido. Não cumprindo estas exigências, o vendedor não pode atuar nesse tipo de atividade.
(Jornal Aquisudoeste, adaptado por
Celulose Online, 22/09/2008)