Na manhã de ontem, 60 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paul Harris, de Santa Rosa, reuniram-se em mutirão para recolher lixo do rio Pessegueirinho e plantar 200 mudas de árvores nativas na beira do rio. A atividade integra o projeto A Fotografia como Testemunha do Cotidiano, da Secretaria Municipal de Educação com sete escolas municipais da cidade. Cada uma desenvolve uma atividade de acordo com sua realidade e, através da fotografia, mostram o cotidiano da comunidade escolar.
A Escola Paul Harris focou as atividades do projeto no meio ambiente, especificamente no rio Pessegueirinho. 'Cada escola realiza atividades de acordo com sua realidade. O rio Pessegueirinho cerca a comunidade escolar, então resolvemos trabalhar, por meio dele, a realidade de nossa comunidade', explica Dalce Fürh, professora de artes, responsável pelo projeto na escola.
Os alunos saíram cedo da escola para realizar o mutirão. Chegando ao local entraram na mata, recolheram detritos e plantaram as mudas, com o objetivo de aumentar a mata ciliar que protege o rio. 'Com estas atividades conseguimos unir a teoria da sala de aula à prática', explica Dalce. 'No início do projeto, fizemos fotografias da poluição, do 'feio'. Então, após o trabalho de limpeza e plantio, faremos fotografias do 'belo', a natureza limpa' resume a professora.
O projeto contou com o apoio do quartel do exército de Santa Rosa, das secretarias municipais de Obras e do Meio Ambiente, da 3ª Companhia Ambiental de Santa Rosa e do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
(Por Felipe Rigon Dorneles, Correio do Povo, 23/09/2008)